Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

terça-feira, 6 de junho de 2017

A IGREJA QUE TEM A BENÇÃO DE DEUS


TEXTO:
Atos 9:31 Data: 06.06.2017
INTRODUÇÃOO texto lido fala da igreja do primeiro século, formada por judeus em Jerusalém. Vemos que havia um grande crescimento da igreja (Atos 2:37-41; 46-47). Mas o notável crescimento da igreja se dava em função de sua paz com toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor e, no conforto do Espírito Santo, ela crescia em todos os sentidos, sobretudo em número e em comunhão dos seus membros (At 9:31). Assim temos que pensar nos dias de hoje. A partir da visão da igreja do primeiro século, vamos ver nesta noite como o servo do Senhor pode alcançar a bênção Dele e se fortalecer através da Palavra e na comunhão uns com os outros.

I. TER PAZ COM TODOS
Sem dúvidas, podemos afirmar que a conversão de Paulo contribuiu muito para que essa paz existisse naquele momento. Contudo, ter paz com todos não significa comungar (ou concordar) com tudo que os outros fazem ao seu redor ou ciclo de amizades, mas procurar, na condição de servo do Senhor, ser um bom exemplo em seu contexto, pois desta forma, vai conquistar a confiança até mesmo de quem ainda não é seguidor de Cristo. O “mundo” do pecado precisa enxergar em você uma pessoa diferente no meio de pecadores, no mundo marcado pelas injustiças, ganância e pela falta de amor. Nós temos que fazer a diferença.

Pergunta: Como você tem se comportado nessa sociedade, contrária ao que está na Bíblia?

II. EDIFICAR-SE NO SENHOR (comunhão)
Edificar-se no Senhor significa a busca do Deus Todo-poderoso diariamente, através da oração, estudo da Palavra e da comunhão uns para com os outros e, principalmente, com Deus. Aliás, a edificação da comunhão derruba barreiras, une a igreja, alimenta o espírito e nos mantém na presença do Senhor. Sem essa comunhão tudo fica uma comunidade edificar-se no Senhor. Na CEPEA visa-se essa comunhão. E você faz parte dessa visão bíblica de Atos 2:42-47.

Pergunta: Como está a sua comunhão com Deus, seus irmãos e até seus vizinhos? O que podem falar de você?

III. CAMINHAR NO TEMOR A DEUS
A Bíblia diz em Provérbios 1:7, que o “temor a Deus é o princípio da sabedoria”. O ser humano precisa de alguém acima dele, pois, caso ele viva sem orientação, sem alguém para compartilhar suas dores, suas aflições e suas grandes alegrias poderá cometer uma série de besteira, nociva a sua vida espiritual.

Por isso mesmo, os filhos de Deus precisam caminhar no temor ao Senhor, pois Deus se alegra quando tememos e vivemos na submissão a Ele (Ler: 1 Pedro 5:5-6). Assim, o Senhor nos concederá graça (favor imerecido) e nos exaltará em tempo oportuno. Eu profetizo: Prepare-se para receber a exaltação do Senhor!

IV. VIVER NO CONFORTO DO ESPÍRITO SANTO (dependência dele)
Antes de viver no conforto do Espírito Santo, o servo de Deus passou pelos menos por cinco ações divinas, pois o Espírito Santo trabalha no coração de todos que ouvem a Palavra; convence o homem do pecado; conscientiza-o sobre a existência de Deus, aplicando-lhe a verdade sobre a sua mente; passa a residir na vida do homem quando ele aceita Jesus Cristo como seu salvador; e revela-lhe a verdade, apontando o Caminho (Jesus) e removendo os obstáculos de sua caminhada, bem como abre as portas para o entendimento e para as bênçãos do Senhor. Acredite: Deus está abrindo portas de bênçãos na sua vida!

Pergunta: Quais as suas experiências reais com o Espírito Santo?

CONCLUSÃO
Que possamos voltar para os nossos lares compreendendo a importância que o Senhor dá a um povo (igreja cuja cabeça é Cristo), que tem paz com todos, edifica-se no Senhor, caminha no temor a Deus e vive no conforto do Espírito Santo. Ore a Deus e peça para te encher do Espírito Santo!

(Do conservo do Senhor: Gomes Silva).