Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

terça-feira, 15 de agosto de 2017

CELEBRAÇÃO NA IGREJA


TEXTO
: EXODO 3:16-22. DATA: 15.08.2017
INTRODUÇÃO
Na leitura do texto-base: Êxodo 3.16-22, podemos perceber que Deus tinha um plano completo a ser executado: Ele via tudo o que estava acontecendo com os israelitas no Egito; Declara que quer libertar o povo da escravidão; Ordena a Moisés confrontar o faraó e antecipa que haverá resistência; Declara que os hebreus não sairiam de mãos vazias;  Libertaria o povo porque tinha um propósito para eles. Qual seria esse propósito? O Senhor deixou muito claro que um dos propósitos que ele tinha era que o povo celebrasse uma festa a Ele no deserto (cf. Êxodo 5.1). O que aconteceu assim que a libertação e a restituição se concretizaram? O povo foi celebrar uma festa a Deus no deserto. VEJAMOS como foi:

1. A CELEBRAÇÃO NO DESERTO (ÊXODO 15.1-21)
Eles entoaram um cântico para celebrar o triunfo do Senhor, descrevendo a maravilhosa vitória. Oferecer cânticos ao Senhor é algo tremendamente espiritual. Eles ficaram conhecendo o Deus que se manifestava como YHWH, o SENHOR. Até então, eles conheciam o El-Shadai, o Deus todo-poderoso. Mas agora eles conheceriam a Iavé, o Deus verdadeiro, que habita no meio do seu povo, guiando e manifestando graça (cf. Êxodo 6.3). Eles pronunciaram 13 vezes o nome SENHOR no cântico. Só quem conhece o Deus verdadeiro vai celebrá-lo; Eles reconheceram que o Senhor fez tudo, que não tinham forças nem condições de fazê-lo;  Eles louvaram e exaltaram a Deus, mencionando sua santidade, seus feitos e sua unicidade. É o que a igreja deve fazer.

2. A CELEBRAÇÃO ESTÁ NO CENTRO DO CAMINHO DE JESUS
Jesus entrou no mundo com um toque de intenso júbilo: “Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo” (Lucas 2.10). Jesus saiu deste mundo deixando uma herança para os discípulos: “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (João 15.11). Jesus caracterizou seu ministério como um ano de Jubileu, que era um tempo de celebração e alegria. No ano do jubileu as dívidas eram canceladas, os escravos eram libertos, as propriedades eram devolvidas aos primeiros donos. Havia gritos de júbilo e as trombetas tocavam, quando se anunciava a ano do jubileu (Salmos 89.15-17). Havia celebração em toda a nação. Jesus veio para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus. Haveria alegria em toda a nação. Glória a Deus!

3. A CELEBRAÇÃO ESTÁ RELACIONADA À ALEGRIA
Comer com alegria: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração (Atos 2.46);

Dar com alegria: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (LER 2 Coríntios 9.7). Antes de convertidos, muitos mantinham o bar, a prostituição, restaurantes, a farmácia, a jogatina e etc. Hoje, muitos desses convertidos estão se negando a manter a casa do Senhor com seus dízimos e suas ofertas.

Passar por tribulações com alegria: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (Tiago 1.2). Quando passares por tribulação dê um sorrido para o tempo, pois Deus está prestes a mudar essa situação!

Ter comunhão com Deus com alegria: “Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa” (1João 1.4). Escute a palavra com alegria, participe do GF com alegria, vá à igreja com alegria, e sirva a Deus com alegria.

Andar alegre pelos testemunhos: “Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai” - 2 João 4. Seja testemunha de Jesus na sua vida.

Dar fruto de alegria: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade” (Gálatas 5.22). Deixe o Senhor mudar sua história. Ele tem como mudar sua vida e te dá muitas alegrias.

CONCLUSÃO
O que Deus quer de nós hoje? O Deus do evangelho é um Deus alegre e a sua alegria faz parte de sua salvação. Assim, ele deseja hoje: Que tiremos água das fontes da salvação com alegria. O Deus da alegria é quem fomenta a nossa festa de celebração. Ele quer que seus filhos usufruam tudo aquilo que Jesus conquistou para nós. Por isto o profeta declara: “Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação” (Isaías 12.3). Fonte: Igreja Batista - BH