Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A PURIFICAÇÃO DO TEMPLO

TEXTO: Mateus 21:12-17. DATA: 05.09.2017

INTRODUÇÃO - Depois de entrar em Jerusalém e ser aclamado pela multidão, com o coro: “Hosana ao Filho de Davi (...)” e ”este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia” (Mt 21:9, 11), Jesus entrou no templo do Senhor (v. 12) e encontrou um grande comércio ali instalado. Por isso, ele chamou a responsabilidade para si ao expulsar todos os envolvidos.

VAMOS VER O QUE ACONTECEU NAQUELE LUGAR?

I. JESUS EXPULSA OS ENROLÕES DO TEMPLO – V. 12: Esta é uma das poucas vezes que o Novo Testamento registra a ira de Jesus Cristo. Ele não suportou aqueles cambistas e virou mesas e cadeiras como forma de repudiar aquela prática condenada no Antigo Testamento (Jeremias 7:11) e limpar a casa de Deus. O que estava acontecendo aqui é que estavam abusando do comércio de sacrifícios, com os cambistas e outros mercadores fazendo transações fraudulentas. Isso estava atrapalhando a adoração a Deus. E, ao entrar no templo, Jesus derrubou tudo aquilo que estiva atrapalhando a adoração a Deus. Sem dúvida, aonde Jesus entra há transformações, aleluia!

II. JESUS AFIRMA: O TEMPLO É CASA DE ORAÇÃO – v. 13: Jesus vai direto ao assunto. “Vocês transformaram a casa de Deus em covil de salteadores”. Quando a casa de Deus, que foi estabelecida para ser uma “casa de oração para todas as nações”, transforma-se num covil de salteadores, então, é uma completa desgraça. A casa de Deus se transforma em covil de salteadores quando a boa vontade descamba para a sórdida ganância (1 Pe 5.2). Às vezes não crescemos e não fazemos a casa de Deus crescer por conta da ganância.

III. O TEMPLO É LUGAR DE MILAGRES – v. 14: Jesus mostra aos judeus a utilidade da Casa de Deus, sendo este um lugar de milagres. Os próprios sacerdotes e escribas viram as maravilhas que Jesus fez ao curar cegos e coxos que foram ao templo adorar a Deus. Não temos dúvidas: Onde Jesus está alguma coisa maravilha acontece na vida dos que creem no poder Dele. Por que, hoje, não temos visto tantos milagres na casa de Deus?

IV. O TEMPLO É LUGAR DE ADORAÇÃO – vs. 15-16: Jesus contemplou, ali, a adoração feita por crianças. Os próprios escribas ficaram indignados, pois Jesus fazia as maravilhas e as crianças diziam: “Hosana ao Filho de Davi”. Então perguntaram a Cristo: Tu ouves o que elas estão dizendo? Ao que ele respondeu: Sim.  Um louvor só será um louvor genuíno quando sai de um coração de uma pessoa grata a Deus. P. Você é uma pessoa feliz com Deus? Você trabalha pra Deus por amor à Obra? Pense e reflita. É você e Deus!


CONCLUSÃO - Assim como a casa de Deus, invadida por ladrões e salteadores, foi purificada por Jesus Cristo assim somos nós, templo de morada do Espírito Santo. Precisamos ser purificado dos nossos pecados, do ódio, do rancor, da soberba, do orgulho.

Autor: Pastor Gomes Silva