Isaías 55:6-7
Imagem ilustrativa: Google imagens |
Quando olhamos para esse texto e analisamos a vida de muitas pessoas, hoje vivendo longe da verdade bíblica, concluímos que não tem outra alternativa para esse ser humano a não ser voltar-se para Deus. Não há outro caminho a seguir visando à eternidade com Cristo.
Algumas exortações precisam ser conhecidas dessas pessoas que andam longe da presença do Senhor.
Quando o texto diz: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar” (v. 6), está mostrando às pessoas, através dos agentes propagadores da verdade bíblica, que elas precisam voltar-se para Deus o mais rápido possível. Ou seja, elas devem sair de sua área de conforto neste mundo e entrar na realidade quando ao futuro. O Senhor está perto de cada um, conscientizando-o de sua vida pecaminosa (Romanos 3:23; 6:23) pelo Espírito Santo (João 16:7-11).
Isto leva-nos a outro ponto importante: “Invocar o Senhor enquanto Ele está perto” (v. 6). Clareando: Invocar significa “chamar”. Em assim sendo, quem precisa de salvação deve chamar o Senhor, que está perto de cada um de nós. Logicamente, quando alguém chama outrem é porque precisa dele. Neste caso, somos nós que precisamos de Deus e não o contrário.
No verso 7, o profeta Isaías passa, então, a exortar esse cidadão que não está sob as determinações do Grande-Eu-Sou, a quem chama de “perverso”, (adjetivo substantivo masculino que ou aquele que tem má índole, que tem tendência a praticar crueldades; malvado), cujo coração está entranhado de maldade contra seu próximo e contra si.
Isaías também não esquece do “iníquo” (v. 7) cujo adjetivo significa: Injusto; que se opõe à equidade, ao que é justo. Mau; que revela perversidade; característica de quem é malévolo (venenoso).
Mas, assim como o próprio Deus faria, Isaías conclui chamando o perverso e o iníquo para uma tomada de posição: Converter-se ao Senhor. Mas não os deixa sozinho, afirmando-lhes que o Senhor se compadecerá dele(s) e que Deus é rico em perdoar.
Assim, concluímos: O homem precisa ouvir a Palavra de Deus, conscientizar-se de seus erros (pecados) e, mediante a fé no Senhor Jesus Cristo, converter-se a Ele para que seus pecados sejam perdoados. Assim, esse homem arrependido e convertido será adotado como filho de Deus (João 1:12) e ganhará a vida eterna.
Se se você ainda não tomou essa decisão, chegou o dia. É hoje. Pois a Palavra de Deus em Hebreu 3:7-8a: “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações”.
Deus está te dando uma oportunidade a você para tomar essa decisão hoje. Amanhã, talvez seja tarde demais!
Pr. Gomes Silva
Campina Grande – 13.09.2018
Campina Grande – 13.09.2018