O Senhor tem sido muito explícito sobre como devemos tratar os irmãos que andam desordenadamente. Contudo, não para o disciplinadi esmorecer.
A “punião” visa levar a pessoa à reflexão sobre os ocorridos e, ao mesmo tempo, buscar o conserto, instruido pela Palavra de Deus e pelo pastor ou pessoa indicada por ele, desde que tenha maturidade espiritual e conhecimento bíblcio para aconselhar.
I. Ele deverão ser admoestados (1 Tessalonicenses 5:14). Os irmãos precisam chamar a coragem para enfrentar aqueles que caem no pecado (Tiago 5:19-20; Gálatas 6:1; Mateus 18:15-17).
II. Eles devem ser publicamente repreendidos e notados como infiéis (1 Timóteo 5:20; 2 Tessalonicenses 3:14-15; 1 Coríntios 5:4-5).
III. Os irmãos têm que recusar associar-se com eles (Mateus 18:15-17, 1 Coríntios 5:9-13; 2 Tessalonicenses 3:14-15).
Estes passos são desafiadores. A coisa mais fácil para uma igreja fazer é simplesmente pacificar e acomodar aqueles que são infiéis ao Senhor, permitindo que o grupo seja fermentado aos poucos pela influência corruptora do pecado tolerado (1 Coríntios 5:6-8). Os métodos de Deus podem parecer ásperos e intolerantes.
Tememos que pessoas sejam afastadas. Elas podem não querer juntar-se a um grupo que tenha padrões tão estritos, assim como a disciplina de Deus, aplicada a Ananias e Safira, fez com que não cristãos se afastassem dos irmãos (Atos 5:13).
Não gostamos de sentir-nos rejeitados, por isso precisamos de coragem para seguir as instruções do Senhor sobre a disciplina da igreja.
Conclusão
A disciplina na Comunidade Evangélica Pentecostal Expressão de Amor serve para corrigir o irmãos e nunca para forçá-lo a “pegar seu próprio destino”.
Todavia, todos devem entender que a Obra de Deus é feito com seriedade razão pela qual muitos, sem vigilânica, cometem algum deslize e precisa aceitar a disciplina.