Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

sábado, 31 de julho de 2010

Para Onde Estamos Indo ?

"Mas não o receberam, porque viajava em
direção a Jerusalém." Lc 9.53

Este episódio ocorrido com Cristo e seus discípulos nas regiões de Samaria é de sublime ensino para nós. O texto nos conta que eles não foram recebidos porque a aparência deles, a direção em que caminhavam, o vestuário talvez, indicavam claramente que demandavam a Jerusalém, e isto não era aceito pelos samaritanos.

Desde a queda de Samaria, e o caldeamento da população da região ordenado por Senaqueribe, que os judeus não se deram mais com os samaritanos e vice-versa. Embora, provindos de um tronco único, os dois reinos do Sul e do Norte divididos após Salomão, as diferenças agora eram tão mercantes, que na maioria das vezes, quando os judeus se dirigiam da Galiléia para a Judéia ou ao contrário, não atravessavam a região de Samária, que seria o caminho mais rápido, mas passando para o outro lado de Jordão, subiam ou desciam pela Peréia, para não cruzar com os desafetos.

Cristo não podia fazer isto. O Evangelho tinha que ser pregado também aos samaritanos, e foi exatamente numa pequena aldeia daquela região, Sicar, que ele teve talvez uma das melhores receptividades à sua pregação depois de ter conversado com uma O que me impressiona é que eles demonstravam para onde iam. A forma de ser, a maneira de conduzir, o palavreado, a vestimenta, enfim, tudo indicava que iam a Jerusalém.

A pergunta que me faço é para onde estamos indo, hoje? Quando andamos nas ruas, o mundo vê para onde nos dirigimos? Sabemos quando o jovem vai ao futebol, pela camisa do time preferido, ao baile funk, pelos bonés que usam, e nós estamos mostrando ao mundo que vamos em direção a "Jerusalém"? O mundo vê em nossa indumentária, em nossa forma de falar, em nossa atitude e comportamento, que demandamos à Jerusalém celestial, à vida eterna com Deus? Será que isto está acontecendo mesmo? Comigo? Faze-me, Senhor, viver de acordo com a fé que possuo em ti, de tal forma que o mundo possa ver Cristo em mim.

Você está caminhando para o lugar certo?
Como tem sido seu comportamento fora da igreja?
O que leva as pessoas a lhe conhecerem como evangélico(a)?
Outras pessoas têm visto Cristo na sua vida?