Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

sexta-feira, 10 de março de 2017

A EXALTAÇÃO DESTROI A REPUTAÇÃO


Estudo ministrado nos Grupos Familiares
Texto: 2 Crônicas 26:3-5; 16-19

INTRODUÇÃO - Uzias era um jovem de 16 anos quando assumiu o reinado em lugar de seu pai, Amazias. Uzias foi um rei que viveu os dois lados da moeda. Começou muito bem, mas exaltou-se o seu coração e acabou humilhado e excluído da casa do Senhor (v. 21). Vamos ver o que acontece ao homem que perde o temor a Deus e se deixa levar pela soberba no coração.

I. UZIAS FEZ O QUE ERA RETO PERANTE O SENHOR – v. 4 | A Bíblia diz que Uzias fez o que era reto na presença do Senhor, conforme era uma prática de seu pai, Amazias. Aliás, retidão deve ser uma das práticas dos servos de Deus, assim como foi Jó, a quem o próprio Senhor testificou da sua integridade e retidão.

II. UZIAS PROPÕE-SE A BUSCAR O SENHOR – v. 5a. | Apesar de sua juventude, Uzias agia como um adulto experiente. E propõe no coração buscar a Deus. E buscou. E qual foi o resultado? Deus o abençoou sobremaneira e este prosperou em tudo que fez:

Ele guerreou contra o exército forte dos filisteus e prevaleceu, porque Deus o ajudou (v. 7). Em seguido edificou cidades; ganhou presentes e sua fama se espalhou até a entrada do Egito, pois tinha se tornado extremamente forte (v. 8); Edificou torres em Jerusalém e no deserto, onde cavou cisterna para dá água ao gado; Uzias tinha um exercito forte e preparado (vs. 13-14) e fabricou máquinas em Jerusalém para atirar flechas e grandes pedras (v. 15).

Assim como fez Uzias prosperar, Deus fará também na nossa vida, quando realmente o buscarmos de todo o coração (Jr 29:13-14a). Você tem prosperado no que tem feito? Se a prosperidade não chegou até você, de quem é o erro? Deus quer fazer prosperar a partir do momento que você buscar em primeiro lugar o reino do Senhor e a justiça dele (Ler: Mateus 6:34).

Mas, apesar da busca de Uzias ao Senhor, não evitou que seu coração se enchesse de soberba, orgulho e exaltação.

III. TRANSGREDIU CONTRA O SENHOR – v. 16 | Uzias se achou tão importante que resolveu fazer o que não era de sua competência. Entrou no templo para queimar incenso no altar do incenso (v. 16). Foi quando 80 sacerdotes resistiram a Uzias. Porque queimar incenso é responsabilidades dos sacerdotes. Assim, tem muita gente querendo fazer o que Deus não autorizou ou assumir função para a qual o Senhor nunca o chamou. Isso é transgressão à Palavra de Deus.

IV. UZIAS SE INDIGNOU COM AQUELA CONDIÇÃO E DEUS O FERIU – v. 19. | Uzias achava que era intocável ou insubstituível. Por isso, indignou-se contra os sacerdotes. E Deus agiu rapidamente, ferindo-o com lepra na testa (v. 20). Deus não tem compromisso com pessoas soberbas, orgulhosas. E mesmo sendo Uzias rei em Israel, Deus o feriu porque transgrediu contra o Senhor e se revoltou contra seus ungidos sacerdotes. E como você espera o agir de Deus se tiver esse mesmo procedimento de Uzias?

V. UZIAS FOI LANÇADO FORA DA CASA DO SENHOR – v. 21 | O resultado da revolta de Uzias contra os sacerdotes foi a lepra. Porém, o pior estava para acontecer. Ele foi excluído da casa do Senhor e morreu leproso (v. 21). Não se levanta contra alguém que o Senhor colocou no lugar. Podes até não concordar. Nesse caso, ore ao Senhor. Não aja como Uzias, pois o Senhor pode agir da mesma forma.

CONCLUSÃO – Amados, Uzias é um exemplo a ser observado. Enquanto foi reto, íntegro e buscou o Senhor, ele prosperou. Mas, quando se exaltou o seu coração e levantou-se contra os sacerdotes, Deus o feriu e ainda foi excluído da casa do Senhor. Viva intensamente a primeira parte da vida de Uzias e serás bem-sucedido em tudo que você fizer. Deus abençoe a todos nós! Boa noite e até a próxima terça-feira.

Pr. Gomes Silva