Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

sexta-feira, 14 de julho de 2017

A BÍBLIA: O CÓDIGO DE ÉTICA DIVINO - I

TEXTO: MATEUS 5:13-19. DATA: 04.07.2017

INTRODUÇÃO

Um importante educador escreveu que "o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo é o seu caráter formador". O ensino de conteúdos bíblicos deve estar obrigatoriamente acompanhado à formação da moral do cidadão convertido a Cristo. E a melhor maneira de formar o caráter de alguém é ensinar com a própria vida. Portanto, praticar aquilo que se ensina é requisito indispensável para aqueles que lecionam no grupo familiar, estudos especificou na igreja ou na Escola Dominical. Vamos relatar as consequências experimentadas por uma sociedade que não vive de acordo com a ética bíblica e, ao mesmo tempo, explicitar a ética bíblica para a família.

UM MUNDO SEM A ÉTICA BÍBLICA – PONTO 1

1. O mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19)
Satanás reina sobre os ímpios. Ele é o pai de todos os que mentem e praticam o mal, imitando-o em suas obras malignas (Jo 8.44; 1 Jo 3.8,10).

Jesus o chamou de "príncipe deste mundo" (Jo 12.31; 14.30; 16.11). Os homens sem Deus estão subordinados à sua sinistra vontade e, por conseguinte, dominados pelos desejos da carne, pela soberba da vida, e pelo pecado (1 Jo 2.16). Esta é a razão pela qual há tantos males nos corações dos ímpios: atitudes perniciosas, vícios, violência e crimes (Gn 6.2-6). Aqueles que não se orientam pela Palavra de Deus vivem, geralmente, afastados dos preceitos morais e éticos mais elevados.

2. A trágica situação espiritual do mundo e do Brasil
A sociedade descrente está perdida.
No que diz respeito à saúde e à valorização da vida humana, por exemplo, a situação é caótica. Mais de 40 milhões de abortos são realizados por ano, em todo o mundo. No Brasil, morre todos os anos mais gente vítima de acidente de trânsito (40 mil) e de homicídio (50 mil) do que nas mais sangrentas guerras do planeta. Os acidentes rodoviários, quase sempre, são causados por motoristas embriagados; e as vítimas dos homicídios, geralmente, são jovens entre 15 e 24 anos.
E as drogas? Infelizmente, elas têm dominado muitas escolas, faculdades e praças públicas. O sexo livre entre adolescentes e jovens, motivado pela mídia e por uma educação maléfica, é outro grande problema que enfrentamos nesta sociedade pós-moderna. De fato, conforme diz a Bíblia, o mundo jaz no Maligno.

3. A falha da sociedade em educar os cidadãos
As instituições públicas e privadas, bem como as famílias, têm falhado na educação de nossas crianças, adolescentes e jovens. A razão é muito simples. A sociedade de hoje vem desprezando sistematicamente os princípios morais, éticos e espirituais ensinados pela Palavra de Deus.

Muitos adolescentes são levados ao falso "sexo seguro" por determinadas associações tidas como educacionais. Nossos jovens recebem pouca ou nenhuma informação acerca do perigo das drogas e, apesar disso, nada é feito para combatê-la efetivamente. Sob o argumento de que as instituições devem ser amorais, a própria sociedade contribui para a falta de moral e ética no mundo.

CONCLUSÃO
O mundo se encontra numa situação moral e espiritual de calamidade, porquanto não vive de acordo com a ética bíblica. Diante desse quadro negativo, nós, cristãos, precisamos viver de acordo com o que nos orienta a Palavra de Deus.


Fonte: COLSON, C.; PEARCEY, N. E agora, como viveremos. RJ: CPAD, 2000, p.367-69. Revisão e adaptação para a CEPEA: Pr. Gomes Silva.