Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

sexta-feira, 14 de julho de 2017

A BÍBLIA: O CÓDIGO DE ÉTICA DIVINO- II


TEXTO: MATEUS 5:13-16. DATA: 11.07.2017

INTRODUÇÃO
O cristão, como sal da terra e luz do mundo, não adere aos valores da sociedade mundana rebelada contra Deus. Ao contrário, sua vida é orientada pelos altos princípios esposados pelas Escrituras. Enquanto os valores morais do mundo são relativos e mutáveis, os padrões éticos divinos mostram-se infalíveis no combate às trevas morais e espirituais da pós-modernidade: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho" (Sl 119.105).

Portanto, é imprescindível ao crente não apenar afastar-se dos pecados dessa sociedade, mas condená-los com veemência (Ef 5.11). É grande a nossa responsabilidade diante de Deus! Vejamos:

PRINCÍPIOS ÉTICOS DA BÍBLIA – PONTO 2

1. O princípio da fé (Rm 14.22,23)
Aqui vemos que o crente deve ter fé, ou seja, convicção diante de Deus quanto ao que faz ou deixa de fazer. Ele não precisa recorrer a modelos humanos para posicionar-se quanto aos seus atos ou palavras. Se tiver dúvida, não deve fazer, pois "tudo o que não é de fé é pecado".

2. O princípio da licitude e da conveniência (1 Co 6.12)
O cristão não deve fazer as coisas simplesmente porque são lícitas, mas porque lhe convém à luz da Palavra de Deus. É lícito, por exemplo, ausentar-se da Escola Dominical para dedicar-se ao lazer? Para muita gente, sim. Mas... Convém? O que não é proveitoso nem útil deve ser evitado. A licitude diz respeito à liberdade do crente, mas a conveniência fala de suas virtudes, valores e responsabilidades.

3. O princípio da legalidade e da edificação (1 Co 10.23)
Não basta ser legal, é necessário que a conduta do crente seja proveitosa para sua edificação espiritual. Devemos rejeitar tudo aquilo que não edifica a vida cristã. Portanto, quando se deparar com o que não é permitido pela Bíblia, cai fora! (GS)

4. O princípio da glorificação a Deus (1 Co 10.31)
Este é um princípio elevadíssimo. Tudo o que o crente faz deve ser feito "como ao Senhor e não aos homens" (Cl 3.23); isto é, toda a glória deve ser dada unicamente a Deus. Herodes foi ferido pelo anjo porque não deu a glória devida a Deus (Atos 12:21-23)

5. O princípio da ação em nome de Jesus (Cl 3.17)
Tudo que o crente faz deve ser feito em nome de Jesus, isto é, debaixo da autoridade e do poder desse nome. Tudo o que você se dispõe a fazer pode ser feito em nome de Jesus? Não pense que você faz porque pode. Você faz porque Deus te usa (GS)

6. O princípio do respeito ao irmão mais fraco (1 Co 8.9-13)
Este princípio fala dos nossos relacionamentos. Aqui, o fundamento é o amor e não a liberdade cristã. A Palavra afirma que não devemos escandalizar o crente mais fraco, mesmo que tenhamos consciência de que o que estamos fazendo não é pecado. Você já levou outras pessoas a pecarem através de suas ações? (GS)

CONCLUSÃO 
Os princípios da ética bíblica são os seguintes: A fé, a licitude e a conveniência, a licitude e edificação, a glorificação a Deus, a ação em nome de Jesus e o respeito ao irmão mais fraco.

Nós, enquanto cristãos, estamos vivendo realmente os princípios da Palavra de Deus?
O que está faltando para a gente praticar essa ética bíblica que tanto cobramos de outras pessoas?

(COLSON, C.; PEARCEY, N. E agora, como viveremos. RJ: CPAD, 2000, p.367-69. Revisão e adaptação para a CEPEA: Pr. Gomes Silva)